Esta Unidade Curricular inserida no 3º ano da Licenciatura de Ciências do Desporto visa integrar múltiplos conhecimentos, skills e competências adquiridos nos anos anteriores, em disciplinas gerais como a Fisiologia do Exercício e as práticas de várias modalidades desportivas (DAF - Desporto e Atividades Físicas).

   Insere-se na abordagem e análise de Sistemas Dinâmicos Sócio-Técnicos Complexos, numa perspectiva de Gestão da Qualidade, do Risco e da Segurança, aplicada a pequenas organizações (SME).

    A concepção da Segurança adoptada é da Segurança de tipo II. Nesta perspectiva pretende-se que as pessoas sejam agentes pro-activos no sentido de através de planeamento, acção, monitorização e Acção (P.D.C.A.) criarem Boas-práticas (e práticas de indústria) para que as finalidades e objectivos sejam alcançados.

O contexto de intervenção e no âmbito do DESPORTO OUTDOOR, NATUREZA AVENTURA E TURISMO.

Logo CNDS - 300x300p

   Esta disciplina está funcionalmente ligada ao

CENTRO NACIONAL DE DESPORTO E SEGURANÇA - NATUREZA, AVENTURA E TURISMO

 

 (a funcionar desde 2000), actualmente inserido numa Unidade de Formação Contínua e Prestação de Serviço - Desporto e Segurança - Natureza, Aventura e Turismo, coordenada pelo Prof. Doutor Fernando M. Duarte Pereira, de acordo com o artº. 50 dos Estatutos da FMH (Universidade de Lisboa).

Retrato FMDP (institucional)